31 de outubro de 2009

Devido ao fato de estar sendo elaborado e criado o Estatuto da Juventude, ocorreu uma audiência pública em Porto Alegre/RS onde nós Pastoral da Juventude de Caxias do Sul/RS estivemos presente , isso nos motivou a trazer esse debate a Caxias , a nos organizar como PJ de Caxias do Sul para discutir algumas políticas públicas para a juventude, nos reunimos no dia 18 de outubro, o relatório de nossas discussões foi enviado a pessoas responsáveis pela relatória do Estatuto pois consideramos importante como jovens e como pastoral que atua com a juventude a nossa colaboração nesse processo .
Algumas considerações de nossas discussões foram que a educação regular não capacita o jovem para o emprego além de não proporcionar ao mesmo uma visão crítica da sociedade, o trabalho é tecnicista e pouco humanizado. O jovem procura emprego na maioria das vezes pelo apelo consumista .Há desigualdade no acesso ao emprego e no salário para mulheres e negros.Há a necessidade de se criar cooperativas juvenis de geração de trabalho e renda .Quanto a participação juvenil importantes espaços foram citados como grupos de jovens da PJ ,movimentos sociais,meios de comunicação,igrejas,escolas,universidades e família , para que a participação seja mais efetiva deve-se construir espaços para o jovem falar, expressar o que pensa e opiniar . Atualmente percebe-se que o jovem não se interessa pela política partidária mas sim pelas lutas e questões políticas do cotidiano .
Quanto a educação , o que promoveria a permanência do jovem na escola seria um maior comprometimento do aluno,suporte social e familiar,reconhecimento e comprometimento com o jovem,melhoria do ensino e apoio remunerado ao estudante, melhorias a serem feitas é quanto ao acesso a educação e apoio a mães estudantes . Em relação a cultura consideramos que há ajuda governamental mas deve-se pensar a questão do transporte para o jovem chegar até um espetáculo cultural e a cultura não deve ser centralizada, deve-se usar os espaços de cada bairro e comunidade(salões,ruas) para que o jovem possa se envolver e ser produtor de cultura e não apenas “recebedor” e ser reconhecido por isso . Na saúde um dos maiores problemas é com o uso de álcool e drogas , as drogas acabam sendo um meio de escapar de uma vida sem sonhos e perspectivas num meio desigual onde o jovem não encontra o seu espaço, ao mesmo tempo que há ações sociais para se resolver o problema, alguns setores não se comprometem e acabam incentivando o consumismo e comércio de bebidas e afins . Outro grande problema de saúde é referente a sexualidade e as doenças sexualmente transmissíveis , a sexualidade hoje em dia é banalizada e é uma questão cultural onde as abordagens devem partir de forma a mudar esses conceitos culturais e minimizar comportamentos de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário