24 de outubro de 2009

Saiba mais da PJ de Pelotas :D

Mascote da Diocese de Pelotas
A Pastoral da Juventude na Diocese de Pelotas, está organizada desde o ano de 1982, e durante esses anos seu trabalho foi muito presente na Diocese.
A PJ articulava os grupos de base, realizava encontros de formação paroquiais e diocesanos (dentre eles curso de animadores, escolas da juventude, etc.), organizava eventos de importância para diocese, como a confecção do tapete de Corpus Christi, e a organização da chamada ‘caminhada da juventude’, onde a juventude da Diocese caminha 28 Km até o Santuário de Nossa Senhora da Guadalupe na noite que antecede a Romaria da santa, e também o que ficou muito marcado na diocese, que foram os Festivais de Música e Arte da Juventude, sempre feitos para comemorar o DNJ, e resgatar na juventude a criatividade e o gosto pela arte.

Nos últimos anos, a PJ sofreu uma crise de organização, e ainda está em período de estabilização.
Atualmente o trabalho da PJ acontece da seguinte maneira:

Encontros de formação de lideranças da PJ
Os encontros acontecem durante um final de semana, e são participantes os jovens lideranças das paróquias. Esses encontros atualmente tem buscado resgatar na Diocese a identidade da PJ, o que ainda está muito perdido.
Assembléia Diocesana da PJ
Acontece a cada 2 (dois) anos, e é o momento de avaliação da caminhada pastoral, e também de lanças pistas de ação para os próximos anos, além da escolha de um novo jovem coordenador (a), tendo acontecido a última em maio desse ano.
Festival de Música e Arte da Juventude
Passou pela sua 17ª edição na Diocese, e está sendo resgatado pela PJ depois de alguns anos sem acontecer. É um espaço que a juventude daqui encontrou para comemorar o DNJ, então durante todo dia é feita uma reflexão sobre o tema e lema do DNJ do ano, e também um concurso de apresentações de teatro, música, dança, poesia e foto/imagem, criados pelos jovens dos grupos de base. Os principais objetivos do festival, são resgatar nos jovens o gosto pela arte, fazer valer o grito e o espaço da juventude, e também ser a ‘porta de entrada’ para muitos jovens que ainda não conhecem o trabalho da PJ
Acompanhamento dos grupos de base
Este acompanhamento ainda é bastante limitado, por que o número de jovens que compõem a equipe executiva da PJ da diocese, ainda é muito pequeno, hoje somos apenas 6 jovens. Pelo fato da Diocese ser bastante grande, ainda fica difícil de estar em muitos lugares, e também pela falta de recursos financeiros. Mas quando nos é possível, tentamos nos fazer presentes, quando solicitam a nossa ajuda, e também em momentos que sejam importantes para a juventude da base.

Equipe Executiva da Diocese de Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário