11 de dezembro de 2009

``Sonhos e compromissos pra outros 30 anos´´

Aconteceu na cidade de Vargem Grande Paulista durante os dias 05,06 e 07 de dezembro, o Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferência de Puebla, momento quando a Igreja da América Latina optou pelas/os jovens. O Seminário, uma realização do Setor Juventude da CNBB, em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, contou com a presença de centenas de jovens das Pastorais da Juventude, movimentos e grupos eclesiais, e teve como objetivo a reafirmação do compromisso da evangelização da juventude nesses 30 anos de Puebla, atualizando a proposta em sintonia com a Conferência de Aparecida na perspectiva da opção pelos/as jovens e pobres, a partir da escuta dos/as jovens.

Durante o encontro, foi resgatada e refletida a caminhada da Evangelização da Juventude desde Puebla até os dias atuais, bem como, a acolhida que a Igreja faz as/os jovens, sedentos de amor e sonhos. A Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens foi apresentada, questionando e motivando cada um e cada uma presentes para a luta em defesa da Vida da Juventude.


Paula Grassi e Giuliano Amaro, ambos da Pastoral da Juventude do nosso Regional, estiveram no Seminário como representantes das Pastorais da Juventude e do Setor Juventude. Para a coordenadora Paula, a escuta e o compromisso reafirmado e celebrado no Seminário reanima a caminhada das PJ's no Brasil, e deve ser refletido também nas dioceses e regiões pastorais. Já o assessor Giuliano se alegrou em vivenciar a memória e os testemunhos durante o encontro "A opção referencial pelos Jovens está viva especialmente naqueles e naquelas jovens e assessores que doam seu tempo, sua vida a Evangelização".


Que o compromisso de Puebla reafirmado e orado, aponte sonhos e colha frutos para mais 30 anos na nossa América Latina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário