2 de junho de 2010

Assessoras e Assessores o importante é ter intencionalidade!


       Essa foi uma das frases que marcaram o 2º Encontro Nacional de Assessores e Assessoras da Pastoral da Juventude, que ocorreu em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2010. Éramos em 47 assessores de todas as grandes regiões do Brasil. Povo apaixonado pela Juventude e disposto a caminha junta dela para promover a evangelização e o protagonismo dos jovens.
       O tema do encontro foi “O ministério da Assessoria nos dias de hoje”, conduzido pelo nosso conhecido Pe. Hilário Dick. Durante o encontro partilhamos nossa caminhada, atentamos para a diversidade dos jovens que devemos ouvir, reafirmamos a juventude como lugar que Deus se manifesta, refletimos sobre a identidade do Assessor, a mística própria do Assessor, falamos de nossas percepções, rezamos nosso ministério da Assessoria e nos inspiramos na pedagogia de Jesus Cristo. Foi realmente muito estudo e reflexão durante o fim de semana.
       Como todo o encontro de Pastoral, aproveitou-se o momento para informes e articulações: sobre a Campanha Nacional contra a violência e extermínio dos jovens, revitalização da PJ na América Latina (vamos acessar e participar dessa construção: www.pjlatino.redejuventude.org.br) e a Ampliada Nacional da PJ (em breve material e pesquisa para construir esse momento de decisão). Atividades que assessoria em qualquer instância tem que estar informada.
        No final do encontro foi feita algumas propostas para o fortalecimento da ação pastoral como assessoria, entre eles, promover encontro e formação para assessores nos regionais e nas dioceses; utilizar meios eletrônicos para partilhar as experiências de formação entre assessores de todo o Brasil; criar uma equipe de apoio a comissão de Assessores da PJ do Nacional para a viabilização da Ampliada em janeiro; privilegiar o estudo do Documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude; provocar os assessores e assessoras para a produção de subsídios aos grupos de jovens.
       Partilho com todos os assessores e pjoteiros gaúchos para que não nós sintamos sozinhos na caminhada. Tem muita gente no Brasil todo que trabalha para que a juventude possa ser protagonista em nossa igreja e na sociedade, seguindo o modelo de Jesus Cristo. É preciso caminhar junto!
Renata Zanella,
       renata_zanella@yahoo.com.br
       equipe de assessores do Vicariato de Porto Alegre e do Regional Sul 3.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário