15 de agosto de 2010

Teatro e Bíblia - PJ Bento Gonçalves

Por: José Luiz Possato Jr.
(Assessor do CEBI-RS)

Nos dias 31 de Julho e 1º de Agosto, realizou-se na Paróquia São Roque, em Bento Gonçalves/RS, a segunda de quatro etapas do curso de Teatro e Bíblia para jovens. As atividades têm ajudado as/os participantes a desenvolverem a comunicação através da arte. Além disso, seu caráter popular e libertador desafia as/os cursistas a questionarem os conceitos pré-estabelecidos (tanto de Bíblia quanto de Teatro). Mas a grande sacada do evento está em possibilitar que as/os jovens leiam a Bíblia com seus próprios olhos (isto é, uma leitura a partir das realidades juvenis), e expressem suas próprias conclusões através da linguagem teatral.

Nesta etapa, por exemplo, começamos a montar um espetáculo que mostra situações vividas por uma jovem e uma adolescente que são irmãs e têm os pais separados. As próximas etapas servirão para refletir essas realidades à luz da Bíblia e apresentar soluções possíveis para o enredo. No encerramento da quarta etapa, a apresentação do espetáculo será o gran finale do curso. O local provavelmente será o salão da Paróquia São Roque, ou a praça em frente à Igreja. Todas/os estão convidadas/os.

Por falta de pessoal, não pudemos atender toda a demanda de 2010. Em Santa Maria/RS, por exemplo, tivemos que fazer um curso diocesano, em vez dos cursos por área, que eram a pretensão da PJ local. No ano que vem, porém, certamente iremos atendê-las/os, sempre lembrando que o curso tem caráter ecumênico. Isso porque ele é fruto de uma parceria entre as ONGs Trilha Cidadã e CEBI, ambas inseridas no meio ecumênico e sediadas em São Leopoldo/RS. Este ano, ainda, por exemplo, estaremos em Ijuí/RS, atendendo a um grupo de luteranos.

Esperamos, com o decorrer do processo, amadurecer o formato multiplicador do curso. Este ano, estamos tentando algumas fórmulas, tanto em Bento Gonçalves/RS quanto em Santa Maria/RS, para que as/os jovens assumam verdadeiramente seu protagonismo juvenil, buscando métodos para reproduzir o Teatro e Bíblia, na íntegra, em suas localidades. Se depender da vontade e dedicação das envolvidas e envolvidos, certamente isso começará a acontecer muito breve.

Caso os grupos queiram levar essa novidade para sua região, entrem em contato conosco. Importante é lembrar do caráter ecumênico e convidar jovens de outras denominações também. Em função da agenda, precisaremos negociar as datas. Ou então, fica o convite para um sonho antigo que é o de fazer um Teatro e Bíblia regional, onde as lideranças juvenis participariam e assumiriam o compromisso de reproduzir o curso em suas bases. Tudo depende da demanda. Por isso, quanto antes entrarem em contato conosco, melhor poderemos nos organizar para 2011.

Enfim, jovens gaúchas e gaúchos, nosso e-mail para contato é (provisoriamente) < possatojr@gmail.com > e o telefone é (51) 8105-3505. Aguardamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário