25 de setembro de 2010

DNJ 2010 - Diocese de Caxias do Sul





DNJ Diocese de Caxias do Sul



DATA: 17 de outubro
LOCAL: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio - Farroupilha - RS





O jubileu de 25 anos do Dia Nacional da Juventude

No dia 17 de outubro de 2010, em comunhão com a igreja do Brasil, a diocese de Caxias do sul celebra o jubileu dos 25 anos do dia nacional da juventude (DNJ). Este ano o tema é “celebrando a memória e transformando a história”. O lema escolhido é “Juventude: muita reza, muita luta e muita festa, em marcha contra a violência”.
O DNJ é organizado pelas pastorais da juventude do Brasil para mobilizar encontros de “massa” da juventude, das comunidades, das escolas, dos movimentos juvenis e sociais e de outras religiões.
O horizonte que animou o estudo, a mobilização, o processo participativo e a celebração do DNJ, é o cuidado com a vida, a partir da centralidade e do jeito de Jesus Cristo, em vista do Reino de Deus.
O objetivo é despertar, pela força da fé, o protagonismo juvenil como processo de conscientização da participação na luta pelas causas sociais, na construção da cidadania. É um espaço que desperta para as novas relações humanas, religiosas, sociais e políticas, valoriza o “modo” jovem de celebrar e revive o sonho da dignidade humana, da civilização do amor e da paz. É o jovem evangelizando o próprio jovem. Podemos afirmar que ao longo dos 25 anos do DNJ, milhares de jovens caminharam juntos, cantaram as suas esperanças, teatralizaram a vida e fizeram os rostos brilharem de paixão, ousadia e alegria.
Os temas mais importantes que perpassaram os DNJ ao longo de 25 anos são esses: a construção da nova sociedade, a terra, a participação política, as etnias, a questão de gênero, a educação, o trabalho, os jovens latino-americanos, A AIDS, a cultura, a cidadania, os direitos humanos, as dívidas sociais, a ecologia, os meios de comunicação social, a luta pela vida e contra a violência e o extermínio da juventude. Esses temas é uma forma de reunir e planejar os sonhos da juventude, um grito profético pela ética e a manifestação do “evangelho da vida”.
Por isso, é tempo de reconhecer a flor e os frutos, festejar as vitórias pascais do jubileu do DNJ e motivar a ternura e o vigor juvenil para a evangelização. Vamos participar do DNJ e fazer com que esse dia seja um dia capaz de revitalizar o coração jovem que está em cada um de nós para que sejamos verdadeiramente discípulos missionários. É tempo de saborear as sementes lançadas e perguntar-se: O que podemos pensar para os próximos 25 anos?

Pe Gilmar Paulo Marchesini
Coordenação diocesana de pastoral


TEMA: Celebrando a memória e transformando a história.
LEMA: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

Programação –
LOCAL: Santuário Nossa Senhora de CAravaggio.
DIA 17 de outubro de 2010
8h30 – Acolhida e oração inicial.
9h – Caminhada – 4 paradas a partir dos temas do jubileu: “descansar a terra”, “libertar os escravos”, “perdoar as dívidas” e “proclamar o ano da Graça do Senhor”.
11h – Missa
12h – almoço partilhado
13h30 – Mosaico dos Dia Nacional da Juventude (história do DNJ no Brasil).
14h – Oficinas a partir das temáticas dos 25 anos.
15h30 – Shows, teatros, músicas e dinâmicas – apresentação da pastoral da juventude e dos movimentos.
17h30 – Envio e compromissos a partir do DNJ 2010.

Informações: WWW.dnjcaxias.info
54 - 32115032

Nenhum comentário:

Postar um comentário