23 de setembro de 2010

Escola da Juventude e Vigília Jovem: uma experiência de formação e celebração!

O ano de 2010 está sendo muito especial para a Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Santa Cruz do Sul, pois estamos vivendo as celebrações do nosso jubileu de pérola (30 anos de organização diocesana!). Optamos desde o inicio, a tornar todas as nossas atividades deste ano dentro do arco do jubileu, para não fazermos apenas uma atividade isolada de celebração, mas tornar todo o nosso ano um intenso celebrar de nossa história.
Nesse sentido, a tradicional Escola de Formação da Juventude ganhou esse sabor a mais. Mais de 50 lideranças jovens das paróquias de nossa Diocese fizeram a Escola deste ano. Com a temática central no Grupo de Jovens, construímos duas etapas diocesanas, com os enfoques sobre as dimensões, processo e aspectos do Grupo, na primeira etapa, e metodologia pastoral na segunda etapa. Outro diferencial deste ano, foi o caráter de ligar teoria e prática, pois cremos que a formação se dá de forma singular na prática. Assim, tivemos duas etapas nas bases, grupos e comunidades, onde os jovens assumiam atividades e ações em suas comunidades.
Em conjunto com a segunda etapa, celebramos nossa 5ª Vigília Jovem, véspera da 9ª Romaria Diocesana da Santa Cruz. Sob a temática da “Cruz e Juventude”, rezamos as cruzes das juventudes exterminadas e massacradas pela violência a partir da cruz de Jesus Cristo, através da Via-sacra.

Sérgio Hauth Júnior
Pela equipe executiva da PJ

Um comentário:

  1. Realmente, mais uma dessas lindas experiências que Deus nos proporcionou viver, com a 5ª Vigília Jovem da Santa Cruz. Vivenciamos este Mistério do Amor de Deus revelado na Cruz e manifestado hoje na vida de cada um de nós e, especialmente nas juventudes. E o rosto de Deus continua sendo desfigurado, ensanguentado...

    Com carinho e paixão pelas juventudes,
    Pe. Zé Renato (equipe de assessoria diocesana)

    ResponderExcluir