19 de setembro de 2010

GRITO DOS EXCLUÍDOS: JOVENS MANIFESTAM INDIGNAÇÃO CONTRA VIOLÊNCIA

Foi realizada no dia 07 de setembro em Porto Alegre a Marcha do Grito dos Excluídos. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular de animação e profecia, aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. A 16º edição traz como lema “Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”, incentivando a população a lutar pelos direitos sociais que não são respeitados no país. O Grito também acontece este ano junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra.

Mais de 40 jovens da Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul se uniram a outros jovens das Pastorais da Juventude, militantes das Pastorais Sociais, dos Movimentos Sociais presentes na mobilização.
Durante o Grito, as Pastorais da Juventude em conjunto com o Levante Popular da Juventude manifestaram sua indignação com o atual sistema econômico, gerador de violência e extermínio de jovens. Os risos, os abraços, as danças, o som do tambor e do atabaque também traduziram a alegria e a esperança em lutar pela Defesa da Vida da Juventude.

No final do ato, pães foram abençoados e distribuídos, simbolizando a comunhão entre os grupos que caminham em busca da efetivação dos direitos da população brasileira.
Na tarde, as Pastorais da Juventude e o Levante Popular da Juventude continuaram em atividade na Escola La Salle Pão dos Pobres com um encontro sobre a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Os jovens presentes se dividiram nas oficinas de estêncil, muralismo, capoeira, danças circulares sagradas e bateria. O encerramento marcado pela Ciranda da Vida celebrou a importância dos grupos de juventude somarem forças na defesa da juventude que dia – a – dia é violentada e é morta e na construção de mundo justo e humano para todos. “A Juventude Quer Viver!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário