6 de fevereiro de 2011

A bonita novidade das Missões Jovens – Área de Casca/Diocese de Passo Fundo

A bonita novidade das Missões Jovens, organizada pela Pastoral da Juventude da diocese de Passo Fundo/RS, resulta momentos de graça para toda a juventude que ao longo do ano de 2010 vem se preparando e, também para as comunidades que irão receber as visitas. E porque não falar para toda a diocese de Passo Fundo que definiu em seu plano diocesano que 2011 será o ano missionário.
Foi uma longa trajetória até darmos corpo ao Projeto Missionário. Tudo graças à ajuda de muitas mãos – jovens, lideranças, assessores, padres, que foram demonstrando no decorrer do processo total apoio e encantamento ao verem os frutos surgindo.
Falemos um pouco de como tudo começou...
Em 2009 na 9ª Assembleia diocesana da PJ os/as jovens que estiveram participando deram-se conta que precisavam ir além, “partir, caminhar, deixar tudo, sair de si” e ir ao encontro do/a outro/a. Ver, ouvir e acolher a juventude a partir de sua realidade; na escola, na comunidade rural ou urbana, no barzinho, na praça, na festa.
O sentido missionário da Igreja precisa ser encarnado efetivamente pela juventude. A dimensão sócio-transformadora é parte essencial  do Evangelho, quando evangelizamos esquecendo a luta pela justiça, a defesa da vida e dos direitos humanos, estamos, de certa forma, mutilando o Evangelho. É por isso que reunir 60 jovens, durante 4 dias, para uma experiência missionária é reforçar que a juventude é semente de transformação dentro e fora da igreja ajudando na evangelização.
A Missão quer despertar fidelidade e criatividade, mística e militância em favor da vida, comunhão eclesial, conversão pessoal, profecia e ternura, reencontro consigo mesmo, com a pessoa e o Projeto de Jesus, com as dores e as alegrias do povo, em especial da Juventude. Tudo isso não tem prazo, é pra sempre!
Oxalá as Missões Jovens seja um momento memorável para vida de a toda essa juventude missionária de nossa diocese.

Um comentário:

  1. Eu fuuui e tava muuuuuuuuuuuuuito boom! Com certeza essas missoes puderam despertar fidelidade e criatividade, mística e militância emfavor da vida etc.. Eu nao vejo a hora das missoes serem realizadas em Carazinho que é onde eu moro! Abraços a todos!

    ResponderExcluir