11 de março de 2011

"Do clamor da terra a esperança da vida!"


Na profética terra do Assentamento Roça Nova, no município de Candiota, Diocese de Bagé, aconteceu a 34ª Romaria da Terra. Na ensolarada terça-feira de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, cerca de 8 mil romeiros e romeiras estiveram reunidos/as numa caminhada de mais de 2 km, desde a entrada até o assentamento para poder se encontrar, celebrar a caminhada da Igreja e a própria historia de 34 anos da romaria regional que reúne todas as dioceses como povo de Deus a caminho da terra prometida.
O tema deste ano, além de trazer presente o cuidado para com o Planeta (como nos remete a Campanha da Fraternidade deste ano), nos faz pensar acerca da valorização das mulheres na nossa sociedade. "Do clamor da terra, a esperança da vida" foi o refrão que embalou todos/as os/as presentes neste ano.
Acolhidos/as pelo bispo local, Dom Gílio Felécio, a romaria foi feita sob forte que evidencia o período e situação de seca que região vive nos últimos meses devido a estiagem que assola a região sul do Estado.
Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima e filho da diocese de Bagé, foi o pregador na homilia desta Romaria. Em sua fala, Dom Roque fez lembrar o cuidado e compromisso que todos/as temos que ter em ouvir os clamores que a mãe terra nos evidencia com seus sinais contra o descontrole que por vezes nós causamos.
Após a celebração da caminhada da Romaria, a parte da tarde foi destinada à apresentações culturais e falas de algumas autoridades políticas do Estado. Entre estas ações, ocorreu o lançamento dos 30 anos das PJ's do RS através da celebração de envio da Tenda de Javé que irá percorrer todo o Estado nas dioceses, escolas e no meio rural onde as três pastorais se fazem presentes.
Promovida pela CPT (Comissão Pastoral da Terra), CNBB do Regional Sul 3 e Diocese de Bagé, a 34´ª Romaria da Terra foi encerrada com o anúncio da Diocese de Santo Ângelo como a diocese que irá abrigar a 35ª Romaria da Terra em 2012.
Enquanto isso, seguimos na animação e expectativas para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário