10 de abril de 2011

CRPJ se reúne em Santa Cruz do Sul


por Anelise Müller - PJ Diocese de Caxias do Sul

Após o retiro da equipe da coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Sul 3, nos dias 11 a 13 de fevereiro em Montenegro, onde partilhamos nossos Projetos de Vida e refletimos sobre o espaço de coordenação no mesmo, a equipe se encontra novamente.
Dessa vez para a primeira reunião do ano em Santa Cruz do Sul no seminário São João Batista nos dias 1º a 3 de abril. Estavam presentes representantes das seguintes dioceses e vicariatos: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Erexim, Uruguaiana, Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Santa Cruz do Sul.
Fomos recepcionados e acolhidos na sexta à noite. No sábado após momentos bonitos de oração e reflexão começamos os trabalhos e encaminhamentos. Tivemos a presença de Dom Canísio, Dom Irineu (bispo referencial da juventude do Regional), Dom Sinésio e Ir. Maria José pelo Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3.
Entre os encaminhamentos estava a comemoração dos 30 anos das PJ's do RS com os projetos Memória (o principal objetivo é fazer um resgate histórico onde uma das ações é entrevistar pessoas que fazem e fizeram parte dessa trajetória para produzir um vídeo que irá chegar até os grupos de jovens), Tenda de Javé (tenda que está passando pelas dioceses e vicariatos com um roteiro de celebração), Giro Estadual (o contato com dioceses, bispos e coordenadores pastorais) e Ciranda da Arte (incentivar a produção cultural dos grupos).
Além disso, foram organizados o Acampamento dos 30 anos que será realizado em Santa Maria nos dias 12 a 15 de novembro e a Ampliada Regional que irá ocorrer também em Santa Maria nos dias 17 a 20 de setembro. A coordenação da Campanha contra a violência e o extermínio da juventude se fez presente e nos informou sobre a Formação de Multiplicadores no Interdiocesano Leste que será na cidade de Caxias do Sul nos dias 21 e 22 de maio.
No sábado a noite estivemos em união na celebração eucarística e no domingo após o almoço retornamos a nossas dioceses e vicariatos com a alegria de ver e se fazer conhecida toda a história percorrida, celebrar e projetar os passos na esperança da construção do reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário