15 de maio de 2011

Carta da PJ para os Bispos em ocasião da 49ª Assembleia Geral

Marabá-PA, 03 de maio de 2011.

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.” (Lc 10, 11.14-15)

Prezados senhores, amigos da juventude,
Bispos do Brasil,

                Que o Divino que faz morada na juventude, esteja sempre com os senhores!

É com muita alegria que nós da Pastoral da Juventude do Brasil (PJ) com estas simples palavras nos dirigimos aos nossos Pastores que estão reunidos nestes dias, sob o manto da Mãe Aparecida, por ocasião da 49ª Assembleia Geral da CNBB.
A PJ é imensamente grata ao Deus de bondade pelo dom da vida dos senhores, que no seguimento a Jesus Cristo doam suas vidas pelo bem do Povo de Deus e pelo bem da Igreja, anunciando e testemunhando Cristo e, além disso, amam a juventude e por ela dedicam parte de seu ministério episcopal.
Somos muito gratos e muitos felizes por toda preocupação dos senhores para com a evangelização da juventude em nosso país. De modo especial queremos agradecê-los mais uma vez, pelo Documento 85, aprovado em 2007, que tem sido luz a iluminar a missão evangelizadora com a juventude, que todos nós, somos chamados a realizar. Nós da PJ temos feito um grande esforço, de difundir e estudar o Documento 85 em todas as nossas instâncias organizativas.  Queremos e lutamos para que o mesmo seja assumido integralmente por todos/as que assumem a juventude como causa e por todas as forças evangelizadoras da juventude em nossa Igreja.
Há pouco mais de quatro meses a PJ do Brasil fez sua morada nas belas e acolhedoras terras de Imperatriz, MA, por ocasião da Ampliada Nacional da PJ. Em momentos de debate, estudo, oração, missão, leitura orante da bíblia e discernimento, com os olhos fixos em Jesus e na defesa da vida da juventude, avaliamos e planejamos a caminhada da PJ no Brasil. Muito nos alegrou a presença de Dom Eduardo Pinheiro, nosso Bispo Referencial; de Dom Vilson Basso, bispo referencial da juventude no Regional Nordeste 5; de Pe. Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude, e dos demais Bispos do Maranhão que nos visitaram, enriquecendo os debates de nossa Ampliada.
Na Ampliada, no desejo de fortalecer a caminhada dos Grupos de Jovens (razão de ser da PJ e sua prioridade), assumimos seis projetos nacionais:
·      Caminhos de Esperança – Formação de Lideranças e Assessores/as para acompanharem os Grupos de Jovens;
·      Mística e Construção – Atua com a espiritualidade e com a formação litúrgica, bíblica e catequética;
·      AJURI – Pauta em suas iniciativas a diversidade cultural da juventude de nosso país;
·      Teias da Comunicação – Articula e potencializa a comunicação da PJ, propondo uma comunicação pautada nos valores evangélicos;
·      A Juventude quer Viver – Pauta a defesa da vida da juventude e a participação na construção de políticas públicas de juventude; e
·      Tecendo Relações – Dialoga com a juventude e os grupos de jovens sobre a temática da afetividade e sexualidade em sintonia com as orientações da Igreja.

Neste ano além da Ampliada Nacional, estamos vivendo a preparação do X Encontro Nacional da PJ, que acontecerá na cidade de Maringá, PR, em janeiro de 2012, onde em momentos de estudo, debate, celebração eucarística, missão e oração debateremos e refletiremos sobre o tema: “Somos Igreja Jovem!”. Tudo isso em consonância com a memória da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina, convocado e organizado pela Seção Juventude do CELAM, e com a preparação da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em nosso país no ano de 2013.
Neste ano também estamos nos preparando de forma intensa para participarmos da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, Espanha, sendo motivados pela organização do Setor Juventude e ainda mais sabendo que Sua Santidade, o Papa Bento XVI, anunciará a boa-nova de que em 2013 o Brasil será a casa da juventude católica do mundo. Colocamo-nos a disposição para ajudar na preparação da JMJ em 2013. Queremos que a JMJ de 2011 e que a JMJ em 2013 sejam momentos singulares da caminhada da Igreja Jovem Mundial.
Nós da PJ temos realizado nos últimos meses um cadastro nacional dos grupos de jovens e dos/as assessores/as que acompanham a juventude e todas as expressões juvenis em nosso país. Estamos muito felizes com os resultados desses cadastros, pois a cada dia cresce o número de grupos e de assessores/as cadastrados.
Muito nos alegra também a preparação e realização das Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude) que em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, com o Documento 85 e com o Documento de Aparecida refletem a realidade da juventude brasileira. A cada ano as atividades permanentes são assumidas por mais grupos de jovens, escolas, paróquias e dioceses. Segundo levantamento ainda em fase de conclusão, o último Dia Nacional da Juventude, celebrado em outubro/novembro de 2010, foi celebrado em mais de 200 dioceses.
Seguimos ainda firmes ao mandato de Cristo, que nos diz: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10) e as orientações do Documento 85, que na oitava pista de ação nos fala da garantia da vida da juventude, continuamos com a “Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens” que contribui com o grito pelo fim de todo tipo de violência que ceifa a vida da juventude em nosso país.
Em consonância com a Missão Continental traduzida para a juventude na América Latina, o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil, foi e continuará sendo assumido em nossas ações para a vivência intensa como Igreja junto à juventude.
Reafirmamos também o nosso ser Igreja e nosso apoio ao Setor Juventude da CNBB, espaço de comunhão de todas as expressões comprometidas com a evangelização da juventude. Desejamos que com todas as expressões evangelizadoras da juventude possamos, por meio do Setor Juventude e no respeito a cada identidade, espiritualidade e metodologia no trabalho com jovens; defender a vida da juventude e gritarmos o Evangelho com nossas vidas, como nos dizia Dom Helder Câmara.
Fazemos votos de que a 49ª Assembleia Geral da CNBB produza muito frutos na Igreja do Brasil. Estamos em sintonia e oração para que a Assembleia corra na Paz de Deus, Pai de Amor.  Aproveitamos para agradecer a presidência da CNBB e às Comissões Episcopais que durante estes últimos quatro anos animaram a Ação Pastoral da Igreja no Brasil.
Continuamos rogando ao Deus da Vida que continue a derramar suas bênçãos sobre os senhores, que dedicam sua vida ao serviço do Reino.
Que juntos, como os discípulos missionários de Jesus Cristo, possamos ir ao encontro dos mais sofredores levando a eles o amor infinito de Deus.
Que a Virgem Aparecida, Mãe da Igreja, do Brasil e nossa Mãe, esteja sempre ao vosso lado.
Na fraternura juvenil,


Francisco Antonio Crisóstomo de Oliveira (Thiesco)
Secretário Nacional da Pastoral da Juventude
Pela Coordenação e Assessoria Nacional da PJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário