28 de agosto de 2011

Caminhos de Esperança inicia primeira turma em Canoas



“Tá caindo flor! Tá caindo flor!
Lá do céu, cai na terra! Tá caindo flor!”

Neste domingo, 21 de agosto, o Centro de Assistência Social do La Salle Niterói, em Canoas foi palco da primeira etapa da primeira turma do curso “Caminhos de Esperança...”. Uma proposta da PJ nacional para a formação de lideranças é o que motivou a construção deste curso numa modalidade diferente de ser e fazer formação para grupos de jovens.

A primeira turma de caminheiras e caminheiros é composta por 18 jovens de três grupos de base do Vicariato de Canoas: JRC (Juventude Reunida em Cristo), Reluz, e Atitude Jovem. Para a próxima etapa, a quantidade de jovens irá aumentar quando o grupo UPJ (Unidos Pela Juventude) se juntar a turma.

O Caminhos de Esperança... se diferencia em Canoas por ser uma proposta de formação sem o pernoite. Serão quatro etapas de agosto a novembro de um domingo por mês, onde os temas da formação integral da pessoa humana serão o motor dos trabalhos.


Na primeira etapa, o desafio foi trabalhar a capacitação técnica a partir da organização e dinamização dos grupos de base. Nada muito complexo nem muito descolado da realidade da gurizada. Estar caminhando com esperança nos exige flexibilidade, comprometimento e muita concretude nos trabalhos. 

As caminheiras e os caminheiros foram desafiados a construir o mapa de como os grupos se organizam e funcionam e se indagarem sobre o que seria um caminho de esperança. Além disso, foi trabalhado modelos de reunião de grupo e combinações para que os grupos possam ser bem planejados.


Mas, como nem só de formação se vive a PJ, a turma de caminheiras e caminheiros também irá colaborar na construção do 6º Encontro da Área Niterói/Rio Branco que irá ocorrer dia 1ª de outubro na Paróquia Imaculada Conceição.

O desafio maior se inicia agora no acompanhamento e cuidado com essa juventude bonita que com esperança nos olhos ainda aposta nos caminhos de ser e viver uma Igreja Jovem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário