28 de outubro de 2011

Passo Fundo em processo de Assembleia...


A Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo está vivendo um momento muito bonito em torno da construção da assembleia arquidiocesana. Este é um tempo muito propicio para pararmos e olhar para nossas vidas, nossos sonhos e objetivos. O mundo que anda tão rápido, não valoriza e entende o sentido de pararmos para refletir sobre nossas atitudes, olhar para o passado e projetar novos caminhos. A cada dia que passa novos desafios são apresentados, novos mundos, novos grupos batem a porta, a Juventude anseia por coisas novas, busca por formação e conhecimento, comungando sempre, do projeto do Pai.

“Levanta-se e coma, pois é longo o caminho que tens a percorrer” inspirados pela passagem de Reis buscamos viver e construir a 10ª assembleia. Muitos foram os encontros, as formações, os amigos, as atividades que realizamos muita vida consolidada, muita juventude protagonizando seus sonhos. Porém, mais um ano vai se findando e precisamos sonhar novo, projetos novos, apreender a entender o novo jeito de evangelizar, o jeito jovem de construirmos uma igreja libertadora, que gera a vida. A história da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Passo Fundo é marcada por muitas conquistas através de muitos grupos de Jovens que mesmo contra o sistema persistiam em se encontrar para produzir a vida dialogada. A essência do grupo, os amigos conquistados, as divergências de opiniões, mas a certeza de que a partir disso muitas sementes foram lançadas. Hoje a PJ ainda busca no grupo a sua essência, um grupo diferente, em tempos e realidades distintas, mas com o mesmo sonho de mudança e transformação.       

É a partir disto que nossa assembleia está marcada nos dias 19 e 20 de Novembro, na casa das Irmãs Ursulinas no Bairro São José em Passo Fundo. Nossos grupos foram ouvidos durante as pré-assembleias realizadas nas áreas que existe grupos de Jovens da Pastoral da Juventude. Com certeza foi um momento muito produtivo de encontro, mística, avaliação da caminhada e de novos sonhos. Todas as juventudes dos grupos tiveram a oportunidade de contribuir com suas realidades e seus sonhos durante os momentos nas áreas. Agora a Coordenação Arquidiocesana mais um Jovem representando seu grupo, irão se encontraram por dias para intensivamente pensar e encaminhar nossas atividades, para que os sonhos gestados lá nos grupos se tornem realidade através das ações que realizaremos nos próximos dois anos. Não pensaremos sozinhos, a final temos todo o material construído nas pré-assembleias, e também a ajuda do Assessor Maicon Mallacarne, que refletira conosco, contribuindo na elaboração do nosso Plano de Evangelização. 

Durante a 10ª Assembleia também teremos a oportunidade de escolhermos o novo (a) liberado (a) que irá representar os jovens por dois anos, serviço este que exige muita dedicação e comprometimento com a vida da Juventude, mas que com certeza é muito gratificante, uma verdadeira faculdade de vida. Foram vários os nomes indicados pelos grupos de Jovens, e durante a assembleia uma pessoa será a escolhida para ajudar no pastoreio dos jovens da Arquidiocese de Passo Fundo. 

Pedimos para que os grupos rezem juntamente com os participantes da assembleia este bonito e importante momento que a caminhada da Pastoral está realizando. 

“Pra frente, pra frente, linda Juventude”
Joel Picoli


Nenhum comentário:

Postar um comentário