8 de outubro de 2011

XI Encontro da Rede Latino Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil


por Raquel Pulita Andrade Silva – Brasília, DF
Representante dos Centros Maristas de Juventude - CMJs


No dia 19 de setembro, iniciou o XI Encontro da Rede Latino Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil, em El Salvador. Estiveram reunidos 16 centros e institutos de 12 países. O encontro teve como tema: Métodos de evangelização na Pastoral Juvenil frente às novas culturas juvenis, 30 anos depois da opção preferencial pelos jovens. E como lema: Tudo isso disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas (Mt 13,34).

O objetivo do encontro era gerar um processo de reflexão, revisão e orientação dos métodos de evangelização utilizados pela Pastoral Juvenil nos diferentes setores da juventude, há 30 anos da opção preferencial pelos jovens, feita pelos Bispos da América Latina na 3ª Conferência do Episcopado, celebrada em Puebla – México, para iluminar nossas experiências, propostas e futuras ações frente aos desafios que nos apresentam as novas culturas  juvenis.


No primeiro dia, depois de bem acolhidos pelo SEJUVE (Centro anfitrião), fomos apresentados uns aos outros, em seguida celebramos a eucaristia, recordando os 20 anos de existência da Rede Latino Americana. Seguimos o dia com a retomada do histórico da Rede, feita pelo Pe. Jorge Boran; visita aos stands dos Centros e Institutos onde foram apresentados os trabalhos realizados com as juventudes em seus países, mostrando a riqueza que existe em diferentes áreas de atuação: formação, assessoria e acompanhamento, apresentando também os desafios que se vive em diferentes lugares em relação à evangelização da juventude; comunicados da Rede e concluímos a noite com uma convivência tipicamente salvadorenha.

No segundo dia, iniciamos a manhã com a oração e após o desjejum cada Centro e Instituto partilhou as ações e metodologias que são utilizadas na evangelização, formação e acompanhamento como respostas às necessidades dos jovens de hoje; também foi momento de escutar sobre as conquistas, limitações e desafios que enfrentamos na sociedade e igreja de hoje. Esse trabalho de escuta e síntese das realidades tomou o tempo da manhã e tarde, onde os Centros puderam retomar o material de preparação do encontro. A noite tivemos a contribuição da Pastoral Juvenil Latino Americana, nas pessoas de Pe. Augusto Rios (CELAM) e Francis (Jovem da Equipe Latino Americana) para o diálogo sobre o caminho do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana, sobre as Conclusões do III Congresso Latino Americano de Jovens e a apresentação de algumas propostas da SEJ-CELAM.

O terceiro dia foi dedicado ao julgar, iniciamos essa etapa visitando a UCA (Universidade Centro América), o espaço reservado ao Memorial dos Mártires da UCA, onde fomos acompanhados por Suyapa Perez, visitamos também o Jardim dedicado aos Mártires da Caminhada salvadorenha. Após essa visita nos encontramos com Jon Sobrino, na capela da UCA, onde ele abordou a temática: A Igreja 30 anos depois da opção preferencial pelos pobres e jovens. Visitamos também a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe onde escutamos a interpretação da história de Guadalupe. A tarde visitamos a Catedral de San Salvador na companhia de Pe. Jaime que nos recordou a história, nos ajudou na oração do deserto na cripta da catedral. De lá seguimos para a residência onde morou Monsenhor Romero e a Capela do Hospital onde ele foi assassinado. Nessa mesma capela celebramos a eucaristia com a comunidade.

No quarto dia do encontro iniciamos o dia com a mesa de trabalho formada por Pe. Jorge Boran, Carmem Lúcia, Luis Balmaceda e Pe. Augusto Rios, que abordaram a temática: A Pastoral Juvenil 30 anos depois da opção preferencial pelos jovens (memória histórica e novos desafios).  Na tarde continuamos com os trabalhos referentes à síntese e mensagem do Encontro da Rede. A noite contamos com a participação dos jovens salvadorenhos que nos apresentaram uma das formas da celebração dos 30 anos do martírio de Monsenhor Romero.

O quinto dia foi dedicado às questões internas da Rede, como coordenação, comunicação, próximos encontros da Rede, revisão e aprovação da síntese e mensagem do encontro. A tarde foi dedicada ao passeio na Praia Zonte. A noite celebramos a eucaristia de encerramento do encontro e fomos convidados a participar da Noite Latino Americana preparada pelos assessores e jovens salvadorenhos.

Representaram o Brasil: Casa da Juventude Pe. Burnier - CAJU, Centro de Capacitação da Juventude - CCJ, Centros Maristas de Juventude - CMJs e Instituto Paulista de Juventude - IPJ/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário