20 de março de 2012

Comissão Nacional de Pastoral Juvenil discute sua identidade em reunião

A Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, formada por dez jovens representantes das pastorais da juventude, movimentos, congregações e novas comunidades, se reuniu no último fim de semana (16 a 18), em Brasília, para aprofundar sua identidade e missão junto aos jovens.


Na opinião de Adriano Gonçalves, membro da comunidade Canção Nova, a grande marca da coordenação nacional é a unidade para contemplar todas as juventudes. “Acredito que dentro da identidade temos o papel de representar o jovem do Brasil nas nossas reuniões, ao redigir um texto. Temos de ser a voz desse jovem de norte a sul, de leste a oeste”, disse.

O grupo também se reuniu para elaborar subsídios para momentos como a Jornada Diocesana da Juventude e a Semana Missionária, dias que antecederão a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho de 2013. Para Félix Siriani, da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), o documento ajudará a desenvolver no Brasil uma cultura de Jornada Mundial da Juventude, tendo como objetivo “a máxima da evangelização da juventude: jovem evangelizando jovem”.


Lectionautas
Durante a reunião, a assessora nacional da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cecília Rover, apresentou o projeto "Lectionautas", de leitura orante da Bíblia para jovens. Ela convidou a coordenação nacional para animar jovens a participarem das próximas capacitações do projeto, previstas para São Paulo (19 e 20/5), Maceió (2 a 4/11) e Aracaju (23 a 25/11).

O projeto (www.lectionautas.com.br) nasceu no Centro Bíblico Pastoral para América Latina (Cebipal), órgão do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e das Sociedades Bíblicas Unidas. Mais de 20 países já aderiram à proposta para internautas jovens de oferecer itinerários e instrumentos para formar missionários que rezem com a Lectio Divina.

FONTE: Site Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário