4 de março de 2012

PJ no Acampamento da Juventude movimenta a Romaria da Terra


por Marina Berton
Diocese de Erexim

A 35ª Romaria da Terra começou as suas atividades com o Acampamento da Juventude nos dias 19 a 21 de fevereiro. O Acampamento, contou com 60 jovens e  proporcionou momentos de convivência, celebração, análise da realidade rural, debates e preparação para o dia da Romaria.

No primeiro momento da manhã de segunda, contamos com a participação do Frei Wilson contextualizando as 35 Romarias da Terra, seu objetivo, locais, conquistas. Em seguida, acompanhamos as falas da Marieli (Assessora do Movimento Sindical Rural) e da Lisiane (Via Campesina) que trouxeram estudos e estatísticas relacionadas ao meio rural, migração para as cidades, trabalho no campo, juventude x campo, dificuldades enfrentadas hoje no meio rural, etc. Para finalizar o deputado federal Elvino Bohn Gass comentou sobre sua participação nas Romarias da Terra, aconselhando os jovens presentes para sempre participarem efetivamente da sociedade – em meios políticos, estudantis, eclesiais, etc – pois os jovens são quem animam e movimentam em busca de melhorias e mudanças!


Depois de muitos trabalhos em preparação à Romaria, finalizamos as atividades do acampamento na companhia de Antônio Gringo, que nos animou com algumas músicas.

Na terça-feira de carnaval, a comunidade de Bom Princípio Baixo ficou marcada com a presença de mais de 15 mil pessoas participantes da Romaria da Terra, entre elas, idosos/as, crianças, religiosos/as, padres, bispos, militantes políticos, movimentos sociais e um número significativo de jovens. Além destes, a presença marcante e sempre especial de Olívio Dutra e do atual governador Tarso Genro.


Neste ano a Romaria contou com o Tema: Vida com Saúde. E mais uma vez, evidenciou a capacidade de mobilização de leigos/as que discutem e optam pela luta a favor da TERRA. E como em todas as outras Romarias da Terra, a juventude mobilizou-se e fez-se presente, mostrando seus rostos, cantando e caminhando junto ao povo que lá estava.

A 35ª Romaria da Terra encerrou-se com o anúncio de que a próxima cidade a acolher a romaria será Caxias do Sul. A bênção final trouxe junto a certeza e esperança renovada por mais uma Romaria que pensa e reflete as dificuldades, que comemora as alegrias e que reza por um Evangelho e por uma vivência de fato encarnada de um povo humilde e simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário