22 de agosto de 2012

Escola da Juventude da PJ de Porto Alegre inicia sua 1ª etapa!


Neste final de semana (17 a 19 de agosto) iniciou-se a primeira etapa da Escola da Juventude organizada pela Pastoral da Juventude do Vicariato de Porto Alegre. A ESCOJU é uma proposta formativa que vem colaborando na caminhada das lideranças juvenis dos grupos de base e fomentando o trabalho pastoral organizado em Porto Alegre. 

Reunidos na Casa Comunitária da Pastoral Operária em Cachoeirinha, os jovens iniciaram a construção de uma caminhada de educação na fé que se estenderá por mais duas etapas, perpassando pelas diferentes dimensões da vida do/a jovem. 

Na 1ª etapa partimos rumo à Nazaré, cidade onde Jesus amadureceu em idade e espírito. A sexta-feira à noite foi marcada pela alegria da acolhida e da convivência, da descoberta de uma Escola diferente das outras, além de ganharmos um presente que será cultivado e cuidado durante nossa caminhada. 

No sábado, com a motivação e colaboração do jovem Renan Costa (Rede La Salle), retornamos às nossas “Nazarés”, tomando nossa própria história nas mãos, e partindo da recordação de nossa vida iniciamos o processo de descoberta do outro e da outra percebendo nossos afetos, a relação com nosso próprio corpo e refletindo sobre novas relações entre homens e mulheres. Ainda no sábado, nos desafiamos a responder o questionamento “Quem sou eu?”; e à noite celebramos a beleza de nossas vidas partilhando a Palavra de Deus, ofertando as marcas de nossas histórias através de símbolos e, assim como Jesus e seus discípulos, acolhendo comunidades que serão nosso espaço de revelar nossos segredos e colocar a caminhada em comum.


No domingo iniciamos o dia com a reza do Ofício Divino da Juventude já trazendo elementos para a elaboração de um Projeto de Vida, ressaltando nossa opção por um caminho pessoal e coletivo que nos desafie a caminhar com rumo certo, tendo como centralidade o Projeto de Vida de Jesus Cristo. E levando em conta a construção do projeto de vida, usando a imagem dos rótulos que a sociedade impõe criamos um espaço de debate que almeja novas relações na sociedade. As discussões levantaram questões da educação, terra e emprego para todos, bem como novas (des)construções sobre as relações de gênero. A tarde quente do domingo de inverno terminou com a motivação do que iríamos levar dessa Nazaré que foi recordada e nos instigou a pensar no novo queremos conquistar.

E a gente não para de caminhar, deixamos a Nazaré e caminhamos rumo a Jerusalém! A próxima etapa da ESCOJU será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro na Paróquia São Francisco no bairro Santana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário