21 de setembro de 2012

Semeando Sonhos...

por Pe Elautério Conrado da Silva Junior
Coordenador de Pastoral da Diocese de Bagé

Sonhar é inato ao ser humano... mas, o sonho pode ser momentâneo, passageiro, e não realizável... Sonhar com um projeto, com vida nova, com os pés no chão é apostar na realização, é um sonhar coletivo de cada um, de cada uma que credita ao Senhor dos sonhos reais a utopia do Projeto de Vida, Vida plena para todos.


O sonho faz parte da vida dos jovens, parte da vida da Pastoral da Juventude onde os jovens são chamados a viver, e a um viver que leva ao tormento, ao conflito, à resistência a um sistema não conivente com a vida. Sonhar leva o jovem a ir além do que já é dado, ir além do passageiro, do remédio que cura momentaneamente a dor, mas que não cura a ferida. É ir e buscar a cura definitiva para onde dói.

O sonho do jovem diante da realidade que se apresenta é tirar do prumo o estabelecido, é sair do ciclo é andar na contramão, é ir contra o darwinismo social. O sonho do/a jovem pejoteiro/a é quebrar barreiras é gritar ao mundo que a pobreza não é culpa de Deus, mas dos próprios seres humanos que se contradizem entre as suas ações. O Sonho é de que Deus não seja mais uma mercadoria oferecido por promessas da teologia da retribuição, mas um Deus que liberta, cura, ama e se doa gratuitamente.

O sonho que por ser estrangeira de si mesma, se percebe no outro, na outra que se complementam e formam um só corpo, no brincar, no tocar, no bailar. No perceber-se como ser inacabado e se permitir que o outro seja parte de si. Porque sabe que sozinho não é capaz de nada.Sonha por saber que peregrino está em constante êxodo, indo ao encontro do outro/a, saindo de si e não voltando-se para si.

Sonho de que todo o universo se perceba na mudança, na construção, na corresponsabilidade, na ética do cuidado de toda a criação. Sonha com um mundo, onde a juventude não esteja no subsolo da humanidade. Que vença suas misérias, a da violência, do subemprego, da pobreza, de uma religião alienada ao seu clamor, do selv service do mercado religioso, do culto do corpo, do bullying.
Sonha com todas as pessoas em igual dignidade porque tem seu valor como pessoa. Sonha a partir do Livro Santo, onde busca orientação para uma vida melhor.



A realização desse sonho é o projeto da Pastoral da Juventude.

Cito aqui, o depoimento do jovem José Victor Pereira Faustino, natural de Wenceslau Braz/PR e atualmente residindo em Dom Pedrito/RS, Diocese de Bagé: “O Semeando 2012 foi um momento de muita reflexão para minha pessoa, momento de “reencontro com Deus” digamos assim, momento de fortalecimento na fé, momento de retorno, de fortalecimento espiritual e como pessoa. Debates, ensinamentos e partilhas de conhecimento que nos fez refletir e planejar uma força maior para modificar a realidade da juventude atual. ‘Semeando’ como a própria palavra nos diz (semear, plantar), entendo que foi apenas o quebrar da dormência de uma semente, ou seja, o começar do estabelecimento da raiz que futuramente nos renderá muitos frutos. Daremos continuidade juntos, unidos para formar grandes jovens em busca de melhores tempos”.

Do jovem, Wellison Santos de Dom Pedrito/RS: “Valeu pelo fim de semana, foi uma experiência inesquecível, vou passar o aprendizado para frente”

Depoimento de um adulto, catequista, assessor Valdeir Elguy, de Santana do Livramento/RS Diocese de Bagé: “Muito bom o encontro, com a assessoria do Frei Patrício, um jovem muito capacitado que deixou no grupo a impressão de total envolvimento com a causa dos jovens dentro da igreja. Foi importante esse encontro, o primeiro que eu pude participar a nível de Diocese, porque podemos trocar experiências com pessoas de outras cidades e também outras realidades; gostei também da participação do Bispo Anglicano Francisco Silva, onde em seu testemunho como religioso pregou o ecumenismo como forma de caminharmos juntos em favor da Palavra de Deus. A coordenação do encontro nas pessoas do Pe. Junior, do Diacono Domingos, do Irmão Pedro e demais, estão todos de parabéns, pois conseguiram tornar um dia onde a natureza escondeu o sol, irradiar felicidade no coração de todos os participantes do encontro, onde a alegria e a saudável convivência entre jovens e não jovens foi exemplar. Parabéns a todos, e que Deus em sua imensa misericórdia possa iluminar a todos para que tenhamos sempre pessoas capacitadas para tornar o mundo menos pior do que é”.

De uma das assessoras do encontro Maria Alice Gonçalves Cruz da Luz, natural de Capão do Leão/RS, atualmente residindo em São Gabriel/RS Diocese de Bagé: “Quero agradecer aos meus amigos Padre Junior Conrado e Domingos Rodrigues, pela acolhida e a oportunidade de poder fazer um reencontro com a Pastoral da Juventude mesmo que de um Prisma diferente. O SEMEANDO pra mim foi um marco, esperança, motivação e foi a Presença viva do Espírito Santo! Parabéns a todos que de uma maneira ou de outra fizeram este SEMEANDO acontecer aos jovens Parabéns por suas escolhas! Foi ótimo rever a amiga e companheira de Pastoral da Juventude Virginia Borges, conhecer o Frei Patrício Ceretta e todas aquelas pessoas que fizeram a opção pelo trabalho com a Juventude Cristã”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário