11 de novembro de 2012

Cruz Peregrina e ícone de Maria animam a defesa da vida da juventude no bairro Restinga – Vicariato de Porto Alegre

Tanise Medeiros
PJ Vicariato de Porto Alegre

“Se é pra ir pra luta, eu vou!
Se é pra tá presente eu to!
Pois na vida da gente o que vale é o amor!”

Na noite do dia 03 de novembro, a juventude de diferentes grupos de jovens da Área Pastoral Restinga e também de outras regiões do Vicariato de Porto Alegre, reuniram-se para celebrar o Dia Nacional da Juventude e acolher a cruz peregrina e o ícone de Maria, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. O momento que se estendeu por toda a madrugada foi marcado por uma bonita integração, reflexão e animação, bem do jeito jovem de ser igreja. As atividades iniciaram às 20h do sábado (dia 03) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Restinga Velha) com uma celebração junto à comunidade, onde vivenciamos na eucaristia o Cristo presente em nossas realidades. Após, no salão da comunidade, demos início à nossa Vigília que contou com momentos de partilha dos alimentos e espiritualidade, reforçando nossas identidades de jovens cristãos e cristãs.

Durante toda a madrugada foram realizadas oficinas que tinham por objetivo o debate acerca de diferentes temas da realidade juvenil: relações de gênero e a mulher na Bíblia; ser cristãos e cristãs na escola; símbolos da nossa caminhada através da fotografia; ecologia e juventude; libertação e opressão na sociedade hoje a partir da leitura do livro do Êxodo. Além do debate, cada oficina construiu uma pequena bandeira como gesto concreto desta noite que também contou com apresentações culturais, muita música e animação.


Na manhã de domingo (dia 04), por volta das 5h30min foi momento de seguir em caminhada junto com a comunidade pela avenida principal do bairro Restinga, cantando, dançando, denunciando a violência que mata a juventude e anunciando uma cultura de paz. Com todos os nossos cantos e cores de juventude encorajada, seguimos rumo à Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia onde acolhemos a cruz peregrina e o ícone de Maria com uma bonita celebração da palavra; palavra esta que nos convoca a assumirmos nosso papel protagonista de jovens mulheres e homens e a vivermos como comunidade de discípulas e discípulos de Jesus. Além da partilha da palavra, partilhamos o pão, sinal da construção de um Reino de amor e de justiça que nos desacomoda a sermos mais irmãos/ãs. 



Acolher os símbolos da JMJ no bairro Restinga significou o acolhimento ao sinal de uma passagem de um projeto de morte para um projeto de vida, representado através da cruz, sinal vivo no meio da juventude. Significou também viver um tempo de encontro ao diferente, de partilha do pão, assim como Maria, companheira caminhante do menino nazareno e de toda a sua comunidade, que viveu a sua fé e solidariedade coletivamente. Que este momento vivido possa cultivar sementes na vida da juventude, que é solo fértil e faz brotar os sinais da esperança, da simplicidade, da ternura, da Civilização do Amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário